Compartilhe com seus amigos!

Artigos Populares
Categorias

Empréstimo Consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado

Muitas vezes somos pegos de surpresa por situações na vida em que necessitamos fazer um empréstimo, isto pode uma tarefa mais fácil do que imagina através do empréstimo consignado!

O empréstimo consignado é interessante tanto para quem está tomando o empréstimo como também para quem está emprestando, no caso financeiras e bancos, pois já poderão fazer  desconto direto do empréstimo na folha de pagamento.

Outra vantagem do empréstimo consignado é que costuma ter taxas de juros inferiores a outras modalidade de empréstimo, assim se tornando ainda mais atrativo.

Como funciona o Empréstimo Consignado?

O funcionamento é em si muito simples, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo onde estará recebendo a quantia emprestada do banco ou financeira e já autorizando este a fazer o desconto das parcelas diretamente em sua folha de pagamento.

Com esta modalidade de empréstimo estará trabalhando dentro de uma boa margem de segurança tanto para você quanto para o banco, pois em empréstimo consignado não é permitido ter parcelas superiores a 30% de seu salário líquido. E isto é ótimo, pois desta forma não corre o risco de comprometer sua renda e passar apuros financeiros até terminar de pagar seu financiamento.

Quem pode fazer empréstimo consignado?

Esta é uma boa pergunta, pois não é qualquer pessoa que poderá fazer este tipo de empréstimo, as pessoas autorizadas a fazer este tipo de empréstimo são trabalhadores com carteira assinada CLT (sendo ou não sindicalizado, e sua empresa precisa ter convênio com o banco ou financeira que está fazendo o empréstimo.

Também poderão fazer o empréstimo consignado aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos (federais, estaduais e municipais), e ainda funcionários das forças armadas.

Vale lembrar que não há valor máximo para o empréstimo, isto é determinado na verdade pelas outras condições como prazo e as parcelas estarem abaixo dos 30% de seu salário líquido.

Formas de pagamento e taxas do empréstimo consignado.

Como qualquer tipo de empréstimo o empréstimo consignado possui taxas que serão cobradas, porém são taxas fixas, assim não há com o que se preocupar de sustos futuros, tudo fica muito claro no momento de assinar o contrato.

Algumas empresas cobram taxas de serviço e até mesmo exigem que sejam feitos seguros como para o caso de perder o emprego de forma involuntária, já outras não. A taxa de juros nem sempre é negociável e costuma ficar entra 1,5 e 3,5% ao mês com parcelas fixas.

Pode fazer pagamento antecipado de empréstimo consignado?

Sim, isto é possível de ser feito sem problemas, a qualquer tempo poderá decidir fazer o pagamento antecipado, e podendo chegar a ter descontos de até 25% dependendo de cada caso, se puder efetuar o pagamento antecipado é certamente uma ótima ideia.

Outras coisas que costumam tornar o empréstimo consignado tão atrativo são coisas como por exemplo para aposentados e pensionistas que não precisam fazer seu empréstimo no banco onde recebem seu benefício, terão total liberdade para o fazer em qualquer outro banco.

E o fator que realmente atrai muitos brasileiros é que o empréstimo consignado não necessita de consulta ao SPC nem ao SERASA, ou seja, mesmo que tenha alguma restrição em seu nome poderá fazer o empréstimo consignado sem problema algum, afinal as parcelas serão descontadas diretamente em sua folha de pagamento.

Estas são apenas algumas das características do empréstimo consignado, pois dependendo da financeira ou banco escolhidos podem haver algumas pequenas alterações, portanto é importante conversar e ler o contrato atentamente antes de efetivamente pegar o empréstimo.

Outra dica importante é para fazer uma boa cotação de mercado antes de fazer o empréstimo, não é porque uma proposta parece boa que não irá encontrar outra ainda melhor!

Leia também: Empréstimo consignado no HSBC

Mais artigos sobre este tema:

Blog Finanças © - Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade