Como renegociar dívidas

negociar dividas

Saiba como  Como renegociar suas dívidas e tenha seu nome limpo novamente!

Para ter uma vida financeira saudável, primeiramente é preciso evitas as ações que possam gerar as dívidas, como confiar muito nas facilidades do cartão de crédito, exagerar nos parcelamentos, pagar o valor mínimo do cartão de crédito e comprar tudo que aparece na frente. As consequências podem se tornar uma verdadeira bola de fogo difícil de ser apagada. Porém, caso aconteça; e é o que a maioria dos brasileiros enfrentam pelo ritmo acelerado de compras que estão aquém de suas capacidades monetárias; a renegociação de dívidas também não é um bicho de sete cabeças. Calma. Vamos lá, resolver esta situação.

A educação financeira é importante e evita que a pessoa precise renegociar dívidas no banco, financeiras ou qualquer outro órgão. Se o consumidor parar para pensar ele não estará abrindo mão de algo que quer para não gastar, mas sim deixando de obter algo que não irá usar, algo que só está levando para casa por parecer uma boa ideia no momento, por achar que a “promoção” é imperdível. Essas “oportunidades” sempre existirão.

Caso a pessoa já tenha adquirido a dívida, então é necessária outra abordagem.

Renegociação de dívidas

Na hora de exigir seus direitos e buscar uma negociação justa, o consumidor precisa procurar os postos corretos, e não sair reclamando a esmo. Se o problema é com o celular ou telefone, o órgão é a ANATEL (Agência Nacional de Telefonia), problemas com a conta de luz devem ser informados à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e caso sua dor de cabeça sejam os bancos, ninguém melhor do que o Banco Central para dizer o que está errado.

Tendo as informações em mãos, o consumidor terá armas para renegociar a dívida. O PROCOM é especializado nisso. A informação é muito importante, é ela que não te deixará ser enganado. Na hora de renegociar é imprescindível não se esquecer de solicitar uma cópia do contrato e verificar se os juros combinados são os que estão funcionando no seu acordo.