Consulta CPF

consulta cpf

Ouvimos muito falar em consulta de CPF, quer seja em empresas ou mesmo para se fazer cadastros como por exemplo abrir uma conta em banco, entretanto nem sempre se sabe exatamente ao que se refere e quais os tipos de consulta de CPF existem.

Acesse Guia Consulta CPF e saiba quais sãos as empresas que estão protestando seu nome do SPC e Serasa.

Mas antes de falar propriamente da consulta de CPF é importante deixar muito claro do que se trata o CPF (Cadastro de Pessoa Física), que é feito na Receita Federal através de diversas formas, como agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Para alguns contribuintes o cadastro é obrigatório, mas qualquer pessoa pode fazer se cadastro no CPF, até mesmo recém nascidos podem possuir CPF. Mas vale lembrar que o cadastro só poderá ser feito uma única vez, portanto não perca o número!

Caso já tenha tirado seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e queira saber como está sua situação cadastral junto a receita federal poderá fazer sua consulta de CPF gratuitamente pela internet diretamente no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Consulta de CPF e restrições no SPC e SERASA

Quando se faz comprar parceladas, financiamentos, empréstimos e qualquer tipo de crédito que lhe seja concedido por diversos tipos de instituições o número de seu CPF sempre é pedido juntamente com outros dados cadastrais, e se por acaso já tiver seu CPF listado no SPC ou SERASA não terá seu crédito liberado, pois isto indica que não foi um bom pagador (ao menos em teoria).

Infelizmente atualmente existem muitos golpes onde quadrilhas especializadas utilizam documentos de pessoas inocentes para aplicar golpes, isto faz com que seu CPF seja incluído no SPC e SERASA sem nunca ter comprado determinado produto, isto trás um grande transtorno e precisa ser resolvido.

Para resolver este tipo de problema o primeiro passo importante é fazer a consulta de seu CPF no SPC e SERASA para verificar se realmente está lá, (inclusive é interessante o fazer antes de tentar fazer qualquer financiamento, pois caso esteja evita-se a vergonha de ter o crédito negado).

Sabendo-se que realmente seu CPF está lá terá de tomar medidas imediatas para fazer a reabilitação de seu crédito, onde o primeiro passo já foi dado com a consulta do CPF.

Nome no SPC e SERASA, como limpar?

Se fez a consulta do CPF no SPC e SERASA e ele realmente está lá terá de tomar medidas para mudar isto, seguem agora a três formas de retirar seu CPF do SPC e SERASA:

Quitar a dívida: O meio mais simples é através da quitação da dívida, e saiba que nem mesmo é preciso quitar a dívida total, por exemplo se fizer um acordo com parcelamento, assim que pagar a primeira parcela do acordo a empresa terá o prazo máximo de 5 dias úteis para retirar seu nome no SPC e SERASA (vale fazer uma consulta de CPF para constatar que realmente retiraram).

Esperar vencer: após 5 anos de restrição em seu nome o SPC e SERASA são obrigados a retirar seu nome de seus cadastros, ainda continuará devendo para a loja em questão, porém seu nome não possuirá mais restrição. Este é um meio de ganhar poder de negociação caso realmente não esteja encontrado um bom acordo para efetuar o pagamento de sua dívida. É bastante inconveniente, afinal são 5 anos, mas não deixa de ser um dos meios possíveis.

Caso seu nome esteja no SPC e SERASA por algum golpe, aí não há outra solução que não seja por via judicial, o melhor é contratar os serviços de um bom advogado ou empresa especializada.

Como pode ver o CPF é um documento muito importante, e que deve sempre estar atento a sua situação junto ao SPC e SERASA, para isso basta fazer consulta de seu CPF de tempos em tempos!