Economize de forma simples mudando os seus hábitos

maiscupom

Todos nós gostaríamos de contar com um pouco mais de dinheiro ao final mês, mas é muito difícil encontrar rendimentos adicionais. No entanto, pode ser mais simples gerir melhor nosso rendimento atual do que procurar coisas novas. Ao longo deste post lhe ensinarei formas simples de economizar através de mudanças hábitos de consumo fáceis de fazer.

Conheça e organize os seus gastos

A melhor forma de saber como e aonde economizar é através da análise dos seus gastos. Deve organizá-los em quadros e/ou gráficos, usando folhas de cálculo. Desta forma, serão muito úteis para ter toda a informação a mão e organizada de forma visual, o que resulta muito mais fácil de perceber.

Uma vez que tenha organizado e percebido seus hábitos de consumo, lhe será muito mais simples identificar onde está gastando a mais ou as despesas desnecessárias.

Normalmente os “os valores vermelhos “de qualquer lar costumam situar-se no lazer, nas de compras de roupa ou tecnologia.

Identifique oportunidades para economizar

Uma vez que tenha organizado seus gastos e conheça os seus hábitos de consumo, será mais fácil decidir em que áreas pode encontrar a oportunidade para economizar. Isto é, ser proativo e procurar oportunidades possíveis.

Um bom exemplo disto são os jantares fora de casa, uma boa ideia seria propor ao seu grupo de amigos organizar estas refeições periodicamente em casa de cada um.  Isto pode tornar-se numa tradição que até pode ser mais cômodo pois estão mais à vontade e fazer jogos, ver filmes, jogar videogames ou simplesmente falar com mais tranquilidade.

Outro exemplo são os cafés ou bebidas, pode economizar muito dinheiro preparando a sua bebida em casa e levando-a consigo em um termo. Assim, também poderá personalizar as suas bebidas segundo seus gostos e fazê-las mais especiais.

Divirta-se economizando

Ter que economizar não se tem que tornar em algo aborrecido e pesado. Torne-o em um desafio no que poderá melhor todos os dias. Por exemplo, ao comprar roupa, tente só ir nos saldos e só comprar mesmo o que precisa.

Tente descobrir as pechinchas nas lojas de segunda mão e sobretudo não deixe passar a oportunidade de usar sites de códigos de descontos para procurar sempre os melhores preços.

Procure fazer pesquisar em lojas virtuais (E-Commerce) para encontrar os melhores descontos. Leia (O que é E-Commerce).

Marque pequenos objetivos

Para conseguir uma meta que parece muito distante, o melhor é marcar pequenos objetivos diários ou semanais.  Por isso, é muito importante dividir a meta final em pequenos passos, assim lhe ajudará a que o processo se torne em um habito na sua rotina.

Existem aplicações, parecidas às da atividade física diária, que lhe ajudam a economizar e a seguir os diversos passos diários. Assim poderá controlar de forma visual tudo o que faz no seu percurso e os logros que consiga.

Torne seus hobbies em rendimento

Este ponto não é uma forma de economizar, mas sim de conseguir algum dinheiro extra. Certeza que há algo que gosta muito de fazer e que pode converter num pequeno negócio para obter algum dinheiro extra, como a venda de qualquer tipo de artesanato, redação de textos como freelance, percursos turísticos pela sua cidade, aluguel de um quarto em Airbnb, ou crie produtos e venda-os em Etsy, entre outros.

Pense em algo que goste e que tenha jeito, mas que possa ser do interesse dos outros, já que tem que ser comerciável.

Ajuste o seu orçamento

Este é o ponto mais importante, agora que já conhece os seus gatos e que já está tentando diminui-los, deve estabelecer um orçamento coerente com o seu rendimento e não sair deste.  É muito importante que seja rigoroso com você, pois senão os passos anteriores não terão efeito nenhum.

Se vai cumprir este orçamento, poderá ver como em um mês as suas poupanças vão começar a crescer e assim aplicar esse dinheiro em coisas que de verdade valem a pena.

Poderá comprovar que economizar não é tão complicado como parece, se divide o processo em pequenos passos fáceis de cumprir. Agora só tem que pôr as mãos à obra.