Como negociar uma divida de financiamento

Como negociar um divida de financiamentoSaiba como negociar uma divida de financiamento

Dívidas todos temos, ou teremos, afinal a maneira mais rápida de se adquirir bens é através de financiamentos, que vão desde financiamentos de grandes valores como o caso de imóveis, valores médios para carros e motos e até mesmo financiamento de valores baixos como móveis e eletrodomésticos.

O financiamento pode ser muito vantajoso sim, mas para isso é importante saber negociar sua dívida de financiamento, isto pode ser feito desde o momento em que o financiamento está sendo feito ou mesmo negociar a dívida de financiamento após já estar com o financiamento em andamento, então vamos a algumas situações que costumam ocorrer.

Como negociar uma divida de financiamento antes de assinar o contrato

Muitos dos problemas que as pessoas passam com financiamentos é justamente não negociar adequadamente, isto na maioria das vezes acontece por pressa, ou seja, quem está comprando quer comprar logo, isto não é uma boa para negociar divida de financiamento.

Ao negociar uma divida de financiamento antes de comprar é sempre bom lembrar que quanto maior for a entrada que puder oferecer menores (ou em menos quantidade) serão as prestações, isso sem falar que pagará juros apenas sobre o valor a ser financiado e não sobre o total.

Após ter uma boa clareza de qual o valor que poderá oferecer de entrada é importante ter claro qual o valor máximo que poderá pagar nas parcelas do financiamento de forma a não afetar sua finanças pessoais. Vale lembrar neste momento que quanto menor for o número de parcelas mais rapidamente estará livre desta divida.

Como negociar uma divida de financiamento em andamento

Este é outro ponto que muitas pessoas poderiam fazer e acabam não fazendo até mesmo por não saber que existe esta possibilidade. Na verdades para este caso para negociar divida de financiamento existem diversas alternativas, mas vamos a duas que são as mais utilizadas e que realmente oferecem vantagens para quem as utiliza.

Se passou a ter ganhos mensais que comportam parcelas maiores é considerável que ao invés de pagar de duas em duas vá negociar sua divida de parcelamento, assim fazendo um novo financiamento com uma quantidade menor de parcelar de um valor maior. Neste tipo de negociação terá a vantagem de pagar menos juros, pois os juros são ao mês, sendo um parcelamento em menos meses terá menos juros a pagar, pois para refinanciar a financeira terá que retirar os juros e fazer o recálculo com os juros do novo financiamento, sendo referente apenas ao meses das parcelas, que serão maiores e em menor número.

Caso tenha recebido um bom valor em dinheiro para ou quitar sua divida, ou talvez quitar parte dela deve ao invés de simplesmente pagar adiantado as parcelas pedir o abatimento dos juros sobre as parcelas que serão quitadas, ou mesmo negociar novamente a dívida, onde dará este valor como uma nova entrada e irá financiar o valor restante, onde poderá optar pelo mesmo número de parcelas com um valor menos ou talvez manter o valor das parcelas, porém com uma quantidade menor de parcelas.

Existem outras possibilidades para negociar dividas de financiamento, como por exemplo fazer empréstimo em seu banco para quitar a dívida, dependendo dos juros praticados pela financeira e pelo seu banco isso pode ser um bom negócio.

Como negociar divida de financiamento quando seu nome foi negativado no SPC e SERASA

Caso seu nome tenha sido incluído no SPC e SERASA irá precisar negociar a divida de financiamento para que seu crédito seja reabilitado, caso contrário seu nome ficará no SPS e SERASA por 5 anos.

Se pretende negociar basta fazer da mesma forma como nos casos anteriores, apenas é importante notar que só deve negociar divida de financiamento com o nome negativado se realmente tem condições de arcar com a divida, pois caso faça o refinanciamento e não consiga pagar seu nome será negativado novamente, iniciando-se a contagem novamente, ou seja, se seu nome estava sujo a 4 anos e meio e renegociou, ao não pagar seu nome será sujo por mais 5 anos!