Como fazer um contrato de aluguel de Imóvel

Aprende neste artigo como fazer um contrato de aluguel de imóvel

contrato de aluguel

Para as pessoas que estão pensando em alugar aquele imóvel que não está sendo usado para conseguir ganhar uma graninha extra no final do mês, é importante que esta locação esteja amparada pela assinatura de um contrato. Quando as pessoas colocam os imóveis para alugar através de uma imobiliária, as pessoas simplesmente não precisam se preocupar porque toda a documentação é de responsabilidade da empresa. Neste caso, o contrato será assinado tanto pela pessoa que é dona do imóvel quanto pelo locador e também pelo representante da empresa. Mas para quem está pensando em fazer uma negociação direta, este contrato é a forma de garantir legalmente as responsabilidades de ambas as partes.

É importante que no contrato esteja todos os dados referentes tanto a pessoa que está assinando o contrato como locador quanto como locatário. É preciso ter nome completo, RG, CPF, profissão, nacionalidade, estado civil e também m endereço fixo que as pessoas possam ser encontradas. Na segunda parte do contrato precisa ser descrito o objeto, no caso a descrição do imóvel, e também a que se destina, no caso, uma locação. É importante que a descrição do imóvel seja completa com tudo o que está dentro da residência.

Na terceira parte do contrato serão colocados as informações referentes ao valor do aluguel, a forma como ele será reajustado, a multa em caso de  quebra de contrato, e também o período de contratação. Além disso, caso se exijam fiadores, eles também precisam constar no contrato. Não esqueça de autenticar o contrato em um cartório.